Castelos, Palácios e Fortalezas: Na Alemanha e no Mundo

Castelo de Windsor

Muitos o conhecem por ser uma residência real, de propriedade da Coroa que serve à Família Real Britânica. Com quase mil anos de história, é atualmente o maior e há mais tempo castelo habitado da Europa.

Castelo de Windsor.

Origem

Sua construção foi iniciada no século XI, por Guilherme I, O Conquistador. Com descendência de invasores vikings, Guilherme I foi o primeiro rei normando da Inglaterra, e apenas seu filho, Henrique I, foi o primeiro dos 39 monarcas que residiram no castelo.

Com o intuito de repelir possíveis invasões, e determinado a manter seu território, Guilherme I ordenou que fossem construídas 3 fortalezas ao longo do Rio tâmisa, em Oxford , Wallingford e em Windsor. Originalmente o castelo de Windsors foi construído como um castelo de mota (para entender o termo, veja nosso post sobre os tipos de castelo aqui).

Recriação digital feita por historiadores do castelo de Windsor em 1216.

Arquitetura

O castelo de Windsor passou por diversas reformas desde sua construção, e isso refletiu na mescla de diversos estilos arquitetônicos hoje vistos em todo seu complexo.

Os arquitetos normandos perceberam que seus castelos de mota possuíam uma vulnerabilidade: por serem feitos de madeiras em grande parte, eram facilmente queimados. A partir disto, começaram o árduo trabalho em substituir o material por pedras. Havia nas construções normandas diversas características em comum com as construções sólidas e robustas romanas, porém não eram tão avançadas, ainda assim este estilo ficou conhecido como Romanesque (Românico).

A arquitetura atual do castelo é essencialmente Vitoriana e Georgiana, onde teve sua base em uma estrutura medieval de forteleza. Ainda assim, podemos observar várias características góticas redesenhadas em estilo mais moderno. 

O castelo e as guerras

O castelo foi sofrendo diversas modificações durante o passar dos séculos, e sobreviveu durante vários conflitos, como a Guerra dos Barões e a guerra Civil Inglesa.

É dito que Hitler possuía um interesse especial no castelo, e por isso não o bombardeou durante a Segunda Guerra. O local serviu de refúgio para a Família Real, onde foram retirados os lustres e teve as janelas escurecidas, para que o rei, a rainha e as princesas não fossem vistos em seu interior.

A maior casa de bonecas do mundo

“Foi construído para durar mais que todos nós.”

Assim foi dito por AC Benson, no livro “The Queen’s Dolls’ House”, se referindo à casa de bonecas da Rainha Mary. Com sua construção finalizada em 1924, contou com a colaboração de mais de 1.500 artesãos, artistas e construtores. A casa de bonecas, conta com eletricidade, água aquecida e elevadores que de fato funcionam. Após ter sido fechada para visita durante muitos anos pela Rainha Vitória, a atração foi reaberta para o público em 2019.

Capela de São Jorge

Consagrada a São Jorge e à Virgem Maria, a capela foi construída por Eduardo III, que também fundou a Ordem Jarreteira, e nomeou a capela como sua matriz. Após diversas reformas, a capela atualmente mais parece uma catedral, devido ao seu tamanho e beleza.

A relíquia mais famosa da capela é a Cruz de Gneth, que supostamente foi feita a partir de um pedaço da verdadeira cruz onde Jesus foi crucificado. A capela abriga outras relíquias sagradas, que desde a Idade Média atraem fiéis de toda Inglaterra e além.

Muitos importantes reis e rainhas foram sepultados na capela, como Henrique VIII e George VI.

Capela de São Jorge.

Funções incomuns

Por se tratar de um castelo que abriga da Realeza, e com uma incrível dimensão, há muito o que ser feito para a manutenção de todo o edifício e sua área para manter o alto padrão esperado.

Como dissemos no início, há mais de 500 residentes e funcionários que habitam o castelo, e entre eles há alguns profissionais com funções curiosas, como o “Guardador de Selos da Rainha”, que cuida da manutenção da coleção de selos da rainha, herdade de seu pai George VI. Há também o Marcador dos Cisnes, responsável pelo censo anual de cisnes no Rio Tâmisa, em um processo chamado “levantamento de cisnes”. No passado, significava abater um cisne para o banquete real, porém atualmente consiste em uma contagem e exame de saúde destes animais.

Cisne no Rio Tâmisa.

Atualmente

Hoje, o castelo continua sendo uma residência real, administrada pela Criadagem Real. A rainha Elisabeth II tem muito apreço pelo castelo, sendo ele uma de suas residências oficiais, além de ser sede de ocasiões cerimoniais e de Estado, como visitas oficiais de Chefes de Estado estrangeiros. Além disto, muito tem sido feito pela Rainha durante seu longo reinado, não apenas em manutenção, mas obras e esforços para que continue sendo uma das grandes atrações turísticas da Inglaterra.

É possível visitar o castelo, aberto durante todo o ano, (exceto às terças-feiras, quarta-feiras e em algumas datas comemorativas) através de um passeio com apoio de audioguide, com opções de idiomas, dentre eles o português.

A Torre Redonda, construída por Henrique II e depois reformada no século XIX.

Hospedagem

Para quem deseja se hospedar, há algumas ótimas opções disponíveis na região.

Castle Hotel Windsor – MGallery ⭐⭐⭐⭐

O hotel fica localizado em frente ao Castelo de Windsor, com uma vista privilegiada para o castelo e para a o desfile de ‘Changing of the Guards’. Com acomodações elegantes e confortáveis, o hotel também conta com o restaurante  Marco Pierre White Steakhouse, que recria os pratos clássicos britânicos.

Para reservas, clique aqui.

[booking_product_helper shortname=”mapa castelo-hotel windsor”]

[booking_product_helper shortname=”avalição castle hotel windsor”]

Oakley Court ⭐⭐⭐⭐

Para quem deseja uma experiência de se hospedar em um castelo-hotel na região do Castelo de Windsor, o Oakley Court, localizado a 10 minutos de distância.

Às maregns do rio Tâmisa, esta propriedade com 33 hectares, abriga o hotel instalado em uma antiga mansão gótica vitoriana. Unindo o luxo com a modernidade, as acomodações oferecem tudo o que um hóspede exigente espera.

Para reservas, clique aqui.

[booking_product_helper shortname=”mapa oakley court”]

[booking_product_helper shortname=”avaliação oakley court”]

Deixe um comentário